Modulação Policial
A comunicação deve ser clara, objetiva e respeitar protocolos estabelecidos. O uso do rádio deve ser exclusivo para assuntos operacionais, priorizando emergências e ocorrências. Todo evento relevante deve ser imediatamente informado na central.
A rádio deve ser utilizada exclusivamente para comunicações envolvendo ocorrências. Qualquer uso indevido, como discussões pessoais, provocações ou linguagem ofensiva, será considerado falta grave e passível de punição disciplinar.
Em hipótese alguma o policial deve interromper a modulação de outro oficial. Caso seja necessário comunicar prioridade, deve-se utilizar o código QRX para solicitar a atenção da rádio e, somente então, transmitir os informes urgentes.
É estritamente proibido utilizar a rádio para punir oficiais. A correção de erros deve ser feita de forma respeitosa, priorizando o aprendizado de todos. Alinhamentos devem ser direcionados aos oficiais específicos e realizados em um ambiente privativo, a fim de evitar constrangimentos.
Canais importantes:
Canal primário (Chat Police): canal de ocorrências.
Canal de acompanhamento (911): utilizado para modulação de acompanhamentos.
Canal de ação (911- 919): operações em curso previamente combinado via /PD.
Alternar canais quando necessário para evitar saturação.
Sempre que um policial solicitar QRX, todas as comunicações paralelas devem ser imediatamente interrompidas. O código QRX é exclusivo para transmissões de caráter urgente e de prioridade absoluta.
1. Prioridade na Rádio
A prioridade na modulação de ocorrências de risco é da unidade C.O.R.E, sempre contando com o apoio do G.R.A.E.R, que dispõe de maior visibilidade da situação.
A prioridade na modulação de ocorrências de acompanhamento cabe à unidade G.R.A.E.R, passando as informações para a SPEED e contando com o apoio da G.T.M, que garante um suporte tático durante a situação.
Para garantir a boa organização da rádio, as prioridades devem ser rigorosamente respeitadas, e todos os informes devem ser transmitidos com clareza, objetividade e paciência.
O descumprimento das normas de modulação acarretará a perda dos cursos de modulação e a aplicação de advertências.
2. Chat Policial
O chat policial é utilizado para a transmissão de informações mais detalhadas. É de extrema importância que o chat policial receba a devida atenção.
Informações mais detalhadas, como solicitações de QTH de outros oficiais, questionamentos sobre ocorridos ou o repasse de informações que não envolvam uma ocorrência em andamento, devem ser transmitidas pelo chat policial e não pela rádio central.
3. Códigos Q
QAP
NA ESCUTA
QRA
IDENTIFICAÇÃO
QRR
REFORÇO
QTX
SAIR DE SERVIÇO
QRU
OCORRÊNCIA
QRV
DISPONÍVEL
QTH
LOCALIZAÇÃO
QTC
MENSAGEM
QTI
A CAMINHO
QRL
OCUPADO
QRX
SILÊNCIO
QTO
BANHEIRO
QTA
CANCELAR
QSJ
DINHEIRO
QSM
REPETIR
QSV
VIATURA
QSL
ENTENDIDO
TKS
OBRIGADO
4. Alfabeto Fonético
A
ALFA
B
BRAVO
C
CHARLIE
D
DELTA
E
ECHO
F
FOX
G
GOLF
H
HOTEL
I
INDIA
J
JULIET
K
KILO
L
LIMA
M
MIKE
N
NOVEMBER
O
OSCAR
P
PAPA
Q
QUEBEC
R
ROMEO
S
SIERRA
T
TANGO
U
UNIFORM
V
VICTOR
W
WHISKEY
X
X-RAY
Y
YANKEE
Z
ZULU
4. Exemplos de Modulação
4.1 Modulação de ocorrência
✅ Correto: “QAP Central, Alfa, em QTI da última QRU de tráfico, próximo ao QTH do banco central.”
❌ Incorreto: “Central, tô indo naquele tiro ali perto do banco.”
4.2 Modulação de Abordagem
✅ Correto: “QAP Central, solicito apoio para iniciar abordagem de COD2 em um R34 Preto no QTH do China de placa: ALFA, DELTA, ECHO, PRIMEIRO, FOX, tripulado por dois indivíduos, proveniente do tráfico.”
❌ Incorreto: “Central, vou parar um carro suspeito aqui, cola comigo rapidão.”
4.3 Modulação de Acompanhamento
“QAP Central, iniciando acompanhamento a um R34 Preto, proveniente de tráfico de drogas, em direção ao QTH da Praça, sentido ‘Vermelho’, QRU segue com vaga para X unidades.”
❌ Incorreto: “Central, tô iniciando a perseguição de um carro preto aqui, não sei a placa, tá aqui no meu QTH.”
Atualizado

